Se gosta de viajar e descobrir a autenticidade de uma região, não se deixe intimidar pela afluência de turistas no Algarve, durante os meses de verão. Nós, na Casas do Barlavento, aconselhamos a que aproveite o Barlavento Algarvio durante a primavera, a melhor altura do ano para conhecer a costa, os locais históricos, admirar as amendoeiras em flor e, claro, aproveitar a diversidade gastronómica da região!
Esta é a estação perfeita para aproveitar tudo ao seu ritmo e, ao mesmo tempo, evitar as multidões. Aqui estão as nossas dicas para as melhores férias de sempre, no Algarve:
1. Férias à beira-mar - De um nascer do sol mágico a um pôr do sol inesquecível, na praia
O Algarve é uma região costeira dominada por praias douradas e altas falésias que marcam a paisagem. Entre formações pontiagudas estão escondidas pequenas baías com praias idílicas e grutas secretas, algumas das quais apenas acessíveis pelo mar.
Para os amantes do sol e da fotografia, o nascer do sol na Ponta da Piedade (Lagos) é absolutamente mágico. Uma maneira incrível de começar a manhã e admirar o que a natureza tem para oferecer todos os dias - a melhor vitamina C com vista! Ao descer a Ponta da Piedade existe um pequeno porto para barcos tradicionais, alguns dos quais podem levá-lo para uma visita às grutas para admirar a costa de outra perspetiva.
Saiba mais sobre Lagos
Desfrute de momentos de relaxamento perto da praia durante um passeio, à tarde, em Alvor. A longa praia de areia branca tem um passadiço pedonal que se estende por todo o caminho e serpenteia em direções diferentes. Esta extensa estrutura de madeira segue ao lado das cabanas dos pescadores e pode levá-lo através das zonas mais recônditas do estuário.
Experiencie uma sensação de paz e intimidade que envolve o Cabo de São Vicente (Sagres) durante o pôr do sol. O final do dia em Sagres é um cenário que precisa de ser vivido. Algo a não perder quando vier de férias ao Barlavento Algarvio!
Saiba mais sobre Sagres
1. Uma viagem cultural - Lugares históricos por descobrir
Quando falamos dos sítios históricos do Barlavento Algarvio, não podemos deixar de mencionar Lagos, a cidade-berço dos Descobrimentos Portugueses. Lagos, com mais de 2000 anos de história, é a «antiga janela portuguesa para o mundo», o que significa que não deve perder um passeio pelas muralhas históricas e monumentos, especialmente na primavera, altura em que conseguirá absorver a atmosfera carregada de mística com calma e tranquilidade.
Pontos de interesse: o Mercado dos Escravos, a Igreja de Santa Maria, o Castelo dos Governadores e o Forte da Ponta da Bandeira, situado no cais da solaria e virado para o mar. A oeste encontra a Igreja de Santo António, um ex-líbris dos monumentos históricos do Algarve por ser toda talhada a ouro.
Leia também: LAGOS – DEZ COISAS QUE NÃO PODE PERDER
1. Comer como um local, no Barlavento Algarvio – prove ingredientes frescos e sobremesas com arte
O Barlavento Algarvio está repleto de opções para qualquer pessoa apaixonada por comida local. Para aqueles que procuram aprofundar o seu conhecimento sobre as delícias culinárias da região, podemos dizer de antemão que a tradição é cozinhar com os ingredientes frescos - como o peixe.
Existe uma grande variedade de especialidades portuguesas, de peixe a guisados de carne, passando pelas sobremesas e bebidas espirituosas. Aqui estão alguns dos mais famosos pratos da região:
· Cataplana de Marisco
· Peixe Grelhado
· Caldeirada de Peixe
· Cozido de couve com enchidos
· Doce Fino
· Queijo de Figo
· Estrelas de Figo
· Medronho
Leia também: Roteiro de Restaurantes em Lagos
A Casas do Barlavento apenas menciona a praia, o património cultural e a diversidade gastronómica, mas a região a sul de Portugal tem coisas fantásticas para oferecer durante os períodos menos movimentados. Esperamos que ao passar as férias connosco consigamos mostrar-lhe muito mais.
Ler também: As melhores 10 Actividades de Inverno