Não foi há muitos dias que os estudantes ingressaram no novo ano lectivo de 2016-2017. Se tem filhos ou netos a estudar em Portugal, então sabe certamente que este é um novo ciclo de iniciação do período escolar, que encerra a longa temporada de férias de Verão.
Se alguma vez ponderou mudar-se para Portugal, mas foi assaltado pelas incertezas em relação às melhores formas de ensino e educação a proporcionar às suas crianças, saiba que o acesso ao ensino em Portugal é facilitado e que as opções são mais do que muitas.
Antes de mais, é obrigatório que todos os alunos iniciem o percurso escolar aos 6 anos de idade (ou aos 5, no caso em que completam os 6 anos no ano da entrada na escola). A escolaridade obrigatória fica concluída quando os alunos terminam o 12º ano de escolaridade e completam os 18 anos de idade. São, por isso, 9 anos de escolaridade obrigatória. A pré-primária é uma escolaridade facultativa, para crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.
Cada ano lectivo (escolar) está subdividido em 3 períodos – o 1º período tem início em meados de Setembro e finda em meados de Dezembro; o 2º período inicia-se nos primeiros dias de Janeiro e termina duas semanas antes da Páscoa; e o 3º e último período inicia-se na terça-feira a seguir à Páscoa e termina entre o início e o final de Junho.
O ensino básico está dividido em 3 ciclos:
- 1º ciclo (1º ao 4º ano)
- 2º ciclo (5º e 6º ano)
- 3º ciclo (7º ao 9º ano)
A seguir ao 9º ano, os alunos entram no ensino secundário, o que pode significar ter de mudar de escola, visto que as escolas do ensino básico podem ser mais pequenas e suportar menos alunos do que as do ensino secundário.
O ensino superior representa a fase em que os alunos afunilam nos seus estudos, uma vez que optam por tirar o curso que melhor se adequa aos seus interesses, gostos e qualificações. Para que ingressem no ensino superior, os alunos devem ter atingido uma determinada média de valores, que varia consoante o curso escolhido. As universidades dividem-se em faculdades, institutos e escolas e os cursos têm maioritariamente uma duração de 3 anos (bacharelato), podendo os alunos depois optar por tirar um mestrado (dois anos extra).
A taxa de alfabetização nos adultos situa-se nos 95%, o que significa que 5% da população portuguesa não sabe ler nem escrever.
Por todo o país, e nomeadamente no Algarve, podem encontrar-se escolas internacionais, que prometem elevados padrões de ensino aos estudantes estrangeiros, e mesmo aos alunos nacionais que queiram receber outro tipo de educação. Aqui fica a lista das principais escolas internacionais, de Norte a Sul de Portugal.
Algarve
Vilamoura International School
Eastern Algarve International School of Tavira
The international School of the Algarve
Barlavento International Primary English School
Cascais
The Cascais International School
International Preparatory School
Lisboa
Carlucci American International School of Lisbon
St Dominic’s International School
Oeiras
Sintra
Prime School – Trilingual International School Sintra
Porto
Colégio Luso-Internacional do Centro