Na época da ocupação árabe, Lagoa era um pequeno povoado protegido por uma fortificação e controlado pela cidade de Silves. Hoje, Lagoa é uma cidade com características rurais, mas que vem perdendo gradualmente a sua importância agrícola. Isso deve-se em parte ao facto de os agricultores acharem mais interessante vender as suas terras para a construção de imóveis, ao invés de se dedicarem à vinicultura, à horticultura e à plantação de alfarroba.
Anualmente, em Agosto, realiza-se a Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Industria de Lagoa - a Fatacil.
A localidade vizinha de Estombar é a terra natal do famoso poeta árabe “Ibn Ammar”, que viveu no Algarve no século XI. Perto de Estombar encontra-se o Sítio da Fontes, um sítio balnear conhecido no passado devido às suas várias nascentes d'água fresca que formam uma piscina natural. Actualmente, o local dispõe de um anfiteatro para espectáculos ao ar livre e é um parque para merenda muito procurado pelos algarvios.
A Sul de Lagoa encontra-se Carvoeiro - uma antiga vila de pescadores que nos últimos anos transformou-se numa zona turística com vivendas valiosas, hotéis confortáveis e vários campos de golfe. A procura de terrenos em Carvoeiro por parte dos turistas, deve-se à existência de belas praias, cercadas por paisagens rochosas e calcáreis bizarras, que escondem grutas encantadoras formadas pelo processo de erosão.