Vilamoura ocupa um terreno de aproximadamente 2 000 ha e é um dos maiores complexos turísticos da Europa. Uma grande parte desta superfície é composta por pinhais e por um estuário marinho. A firma proprietária deste complexo turístico tem uma extraordinária consciência ambiental e faz grandes esforços para proteger a Natureza de novas construções.
Para além de vários hotéis de 4 e 5 estrelas, este empreendimento dispõe ainda de apartamentos e moradias que juntos oferecem mais de 35 000 camas aos seus proprietários e turistas. A infra-estrutura desportiva e de lazer compreende 4 campos de golfe, uma marina, um clube de bowling relvado, um clube de ténis, um clube de tiro ao alvo, pista de pouso e descolagem de pequenos aviões e uma escola de equitação. O casino internacional e vários clubes nocturnos existentes no complexo proporcionam uma distracção variada.
Na área do resort de Vilamoura encontra-se o Cerro da Vila. Um museu com vestígios do tempo da Época Romana, que transmite uma ideia dos tempos que aqui se fabricava “garum”, uma pasta de peixe famosa. Entre os vestígios arqueológicos, encontra-se ainda as ruínas da banheira usada pelos pescadores.