Colocou o seu imóvel no mercado imobiliário sem ajuda profissional e não consegue vender a propriedade? Esse poderá ser o primeiro erro! Encontre um profissional do imobiliário e deixe que o mesmo faça o trabalho por si. Após pedir ajuda, entenda onde errou e conheça algumas estratégias que o ajudarão a conseguir ver o seu negócio realizado em tempo recorde.
1.ª razão — O imóvel com valor acima do mercado
Fotografia de rawpixel.com — freepik
Antes de colocar o seu imóvel à venda, deverá perceber primeiro qual o seu valor real. Não tente justificar um valor sem uma avaliação profissional, pois tendemos sempre a calcular o valor sentimental da casa e não o valor do mercado. Ao efetuar este passo com a ajuda adequada, conseguirá encurtar o tempo da venda do seu imóvel.
Os possíveis compradores estão cada vez mais informados e facilmente, através de uma pesquisa na internet, chegam aos imóveis com as características que procuram numa casa, e principalmente, aos imóveis com os valores justos para determinadas características. É importante não ter um preço acima dos restantes imóveis com as mesmas especificações, caso contrário, a sua casa nunca chegará às pesquisas dos interessados.
O valor de uma casa muda ao longo dos anos, não é estanque e são vários os fatores para se chegar ao valor final. Conhece os fatores analisados quando é feita uma avaliação imobiliária? Saiba mais sobre como definir o valor do seu imóvel.
Fatores considerados para a avaliação do imóvel:
- Localização – é avaliada a área onde se encontra a habitação, o piso, a vista que o imóvel tem para o exterior, a orientação solar e as acessibilidades, por exemplo, se se tratar de um apartamento que se encontra no terceiro andar, será avaliada a acessibilidade através de escadas ou elevador. A área envolvente à moradia ou prédio também é considerada para a equação. Portanto, a existência de transportes públicos, zonas verdes, zona de comércio, se é uma rua principal ou não, a proximidade a serviços, serão todos considerados para o valor real do imóvel.
- Construção – será também avaliada a qualidade da construção do imóvel em causa. Desde a fachada, às escadas, elevador ou até a segurança da porta de entrada, quanto maior qualidade apresentar o edifício, mais peso terá no valor real do imóvel. Outro fator avaliado é a data da construção, quanto mais antigo, menos peso terá na avaliação imobiliária.
- Estado de conservação – Este fator só será avaliado em propriedades usadas. Um imóvel que necessite de algumas obras verá o seu valor baixar, por esta razão, é mais fácil e talvez mais económico providenciar as obras necessárias antes de colocar o imóvel no mercado. O próprio prédio, se se tratar de um apartamento, também irá influenciar a avaliação. Este deve estar em boas condições, como a pintura exterior, jardins e as áreas comuns, em geral.
- Terreno da construção — Será também avaliado o terreno onde o imóvel se encontra.
- Tipologia do imóvel — O número de divisões entra também na equação para compreender o valor real da habitação. Deve ainda ter mais atenção à área das divisões, vejamos um exemplo: uma casa de 100 m2 com um quarto, provavelmente terá mais valorização do que uma casa de dois quartos onde a área do imóvel total é de 80 m2. Presume-se que as áreas da primeira habitação sejam mais amplas e funcionais para o dia a dia do futuro proprietário.
- Procura e oferta — É um dos fatores que mais influência tem sobre os valores das casas. Neste momento, a oferta é escassa e a procura é muita, o que faz com que os preços das casas disparem.
2.ª razão — Não saber transmitir os pontos positivos do imóvel
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- Nem todas as propriedades são visivelmente atrativas à primeira vista. Algumas são mais difíceis de compreender os seus pontos fortes, por essa razão, deve fazer sobressair o melhor do seu imóvel. Se por algum motivo tiver algum problema fácil de solucionar, como a falta de uma lâmpada, um vidro rachado, ou uma parede suja, repare antes de receber os interessados na sua primeira visita ao imóvel. Esta pequena atenção ao detalhe terá efeitos imediatos sobre o possível comprador.
- Existem contrariedades mais difíceis de solucionar do que outras. Por exemplo, se a localização do imóvel se encontra junto de uma zona com muito ruído, como estradas, linhas de comboio ou aeroportos, será uma tarefa difícil, mas não impossível, de solucionar. Nas lojas da especialidade já existem soluções indicadas para abafar o ruído exterior. As janelas e as portas oscilo batente são um bom exemplo, isolam não só os barulhos exteriores, mas também o frio e o calor, tornando a sua casa mais eficiente e agradável no momento da primeira visita. Em Portugal existem apoios para tornar a sua casa mais eficiente, saiba mais sobre este assunto aqui.
- Prepare a sua casa com aprumo, mas, em simultâneo, tente transmitir neutralidade. Ou seja, o imóvel deverá estar limpo, arrumado e decorado, mas deve ter uma decoração simples e neutra para que os compradores consigam imaginar a casa como sendo sua. Garanta que a decoração, limpeza e arrumação estão prontas ainda antes de os anúncios serem lançados nas plataformas online para que a casa seja cuidadosamente apresentada nas fotografias profissionais.
- Destaque sempre os pontos fortes da habitação, se os quartos têm dimensões pequenas, faça sobressair a enorme sala de jantar. Se a cozinha não estiver equipada, mostre o terraço ou o quintal com churrasco e os canteiros de flores.
3.ª razão — Descrição errada ou insuficiente do imóvel
Fotografia de rawpixel.com – Freepik
Se porventura já se aventurou sozinho na venda da sua casa, provavelmente chegou ao momento da descrição do imóvel. Como foi dito no passo anterior, é importante saber destacar os pontos fortes, quer seja nas fotografias como também na descrição. Evidenciar alguns detalhes como as características de cada divisão, a orientação do imóvel, descrever alguns pormenores da localização, entre outras, são descrições fundamentais que esclarecem o possível comprador quando as fotografias não conseguem mostrar tudo.
Outra particularidade que não deve ficar esquecida, será o valor do imóvel. Evite colocar o preço sobre consulta, pois desencoraja desta forma os possíveis compradores a contactá-lo.
É importante ter um profissional ao seu lado para que a descrição seja o mais clara possível e chegue às pesquisas online dos possíveis interessados. Procure ajuda profissional numa agência imobiliária com um departamento de marketing. Verá o seu imóvel chegar a mais plataformas destinadas à promoção da sua habitação. Na Casas do Barlavento temos profissionais do ramo imobiliário, bem como um departamento de comunicação e marketing dedicado à venda do seu imóvel em tempo recorde. Contacte-nos e saiba como o podemos ajudar.
4.ª razão — Pouca qualidade na fotografia imobiliária
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Muitos telemóveis já possuem câmaras evoluídas que o ajudam a tirar fotografias nítidas à sua habitação, mas sabe qual o enquadramento correto ou o formato para cada plataforma online? As fotografias do seu imóvel irão acompanhar a descrição e será este o primeiro contacto do comprador com o imóvel. Garanta uma boa primeira impressão através fotografia imobiliária profissional.
Nos anúncios devem constar um número considerável de fotografias que acompanham a descrição e mostram os vários ângulos das divisões da casa. Para além do interior da casa, será importante ter fotografias do exterior da moradia ou apartamento, da vista que os terraços oferecem e ainda os espaços de arrumos. A qualidade fotográfica impacta por breves segundos o comprador fazendo com que este queira ver e saber mais sobre o seu imóvel.
Aliado à fotografia profissional, está o home staging, um conceito americano criado nos anos 70, que cada vez mais está ligado à venda rápida dos imóveis. Este conceito baseia-se na decoração rápida e acessível da sua casa, propositado para a fotografia imobiliária. O proprietário deve focar-se mais nas divisões-chave, como a sala de estar, o quarto, ou a cozinha dando alguma cor ao espaço com mantas, jarras de flores ou uma mesa composta com pratos e copos. Esta prática não requer muito investimento e, ao mesmo tempo, suscita interesse a quem vê as fotografias do anúncio do imóvel. Se quiser tirar mais partido deste conceito, poderá investir em novo mobiliário e assim ver o valor do imóvel crescer. Saiba mais sobre este conceito que se tornou uma prática comum pelo mundo, aqui.
5.ª razão — Falta de disponibilidade
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Quando coloca o seu imóvel no mercado sem ajuda profissional, deve-se preparar para estar disponível 24 horas. Os possíveis compradores irão contactá-lo a qualquer hora do dia, assim que constatem o anúncio online. As visitas às propriedades podem ser marcadas durante o fim de semana, que é quando existe mais disponibilidade por parte dos compradores.
É claro que ao contratar ajuda profissional, esses compromissos de responder atempadamente às mensagens, esclarecer dúvidas ou agendar visitas ao seu imóvel, passam a ser responsabilidade do agente imobiliário. Uma resposta rápida aumenta as hipóteses de conseguir ver o seu negócio realizado.
A venda de um imóvel, quando praticada sem ajuda profissional, tende a ser mais demorada, fazendo com que o proprietário acabe por baixar o valor pretendido. Escolha trabalhar com profissionais da área para uma venda rápida e ao valor que deseja. Para além do apoio inicial, os nossos agentes imobiliários darão apoio relativamente aos encargos burocráticos da venda do imóvel. Sempre que tenha alguma dúvida que queira ver esclarecida, basta contactar os nossos escritórios em Lagos e Alvor, através do telefone: +351 282 780 870 ou do email: sales@casasdobarlavento.com