Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

Como organizar a sua casa em tempo de Covid-19

Este é um tempo invulgar para todos nós, onde o mínimo ato representa um desafio aos hábitos adquiridos por vários anos. Devemos adaptarmo-nos, mas para tal, é necessário tempo. Tempo é o que esta situação nos pode oferecer, e o melhor a fazer, será beneficiar disso mesmo.

 

 

Já deve ter visto inúmeras dicas de como ocupar o tempo em casa, ou como pode adquirir novos hobbys e ainda como pode aprender novas línguas ou ler livros que nunca terminou. Para receber todas as novas tarefas a que se propõe nestes dias, saiba que a organização da sua casa é fulcral para se sentir bem. Divida e organize os espaços para cada atividade, para ter a sensação de amplitude e conforto na sua casa.

 

Para criar espaço, terá de selecionar tudo o que está guardado há anos, e que por alguma razão, deixou de dar utilidade. Lembre-se que poderá doar todos os itens, a quem use os mesmos. Fazendo esta tarefa em todas as divisões da sua casa, ajudará a ter um reiniciar dentro de portas.

 

Uma das primeiras divisões a sofrer alterações será o espaço destinado ao trabalho. Se começou a trabalhar a partir de casa agora, é natural que não tenha este espaço bem definido. É relevante que a zona de teletrabalho seja rica em luz natural, e principalmente, que tenha o mínimo de distrações possível. Use a divisão exclusivamente para trabalhar, para ter as zonas de descanso e de trabalho bem definidas. Se tal não for possível, estruture um canto da sala de estar com uma secretária e cadeira, que sejam ergonómicas e confortáveis.

 

A sala de estar é a área ideal para o descanso e convívio em família. Com os mais novos, nomeie um espaço para as brincadeiras com jogos de tabuleiro e outras diversões. Mude a disposição dos móveis para ter vários espaços distintos na divisão, assim as atividades em simultâneo não serão interrompidas.

 

Se tiver uma varanda ou uma janela grande, instale um cadeirão confortável, ou quem sabe, nos dias de sol, não mude de zona de trabalho para o exterior? Aproveite os dias soalheiros para ler um livro, trabalhar ou apenas relaxar. As zonas com acesso ao exterior, talvez sejam as mais importantes nestes dias, faça com que tenha sempre um espaço agradável e convidativo para passar umas horas.

 

Outra área que merece a sua atenção, será a do hall de entrada. Temporariamente, deve criar uma zona “suja” e outra “limpa”, para deixar todos os objetos e sapatos que trouxe consigo da rua. Desta forma garante que a sua casa se mantém desinfetada e limpa. Delimite o espaço “sujo” com uma pequena mesa, onde possa colocar o telemóvel e chaves, por baixo da mesa arrume os sapatos.  Disponha dos produtos de desinfeção e de um cabide para deixar o casaco e outras roupas que tenham tido mais contacto com o exterior. O segredo será ficar em casa, mas haverá sempre a necessidade de sair para fazer compras ou outra tarefa de caráter urgente.

 

Os quartos devem ter o mínimo indispensável no seu interior, para ser transmitida serenidade e para que a sua higiene, seja de fácil manutenção. Como já tinha sido dito, deve rever todas as peças de roupa e fazer uma seleção das que pretende manter. Abra a janela desta divisão todos os dias, após acordar, para renovar o ar da mesma.

 

Se for fã de desporto, ou se sempre quis começar uma atividade e nunca o fez, agora tem a melhor oportunidade para o fazer. Transforme a sua varanda num ginásio ao ar livre, com ou sem materiais específicos, organize planos adequados ao espaço existente. A saúde de cada um, começa pela atividade física e verá que não é necessário sair de casa para o fazer.

 

 

É importante mantermo-nos ativos nestes dias, e o palco para essas atividades será a nossa própria casa. Ao organizar cada área, terá uma motivação extra para completar cada tarefa a que se propõe.

 

 

Não deixe de procurar a sua casa de sonho, para que os seus planos não fiquem estagnados. A Casas do Barlavento segue as normas e ajusta-se à atual situação para o ajudar. Para mais informações, não hesite em contactar [email protected]