O mundo continua em alerta e receia um novo confinamento como no último mês de março. Apesar de todos os esforços estarem a ser feitos pela maioria, não podemos afastar essa realidade.
Fotografia de Drobotdean - Freepik
Agora que já sabemos como é ficarmos em casa e sair o mínimo possível, compreendemos o quão importante é termos a casa confortavelmente preparada para receber as aulas ou as reuniões virtuais. O conforto nunca será demais, portanto o velho chavão “mais vale prevenir do que remediar” assenta perfeitamente no momento em que vivemos.
Criar um espaço próprio para o teletrabalho ou para as aulas virtuais dos mais novos, sem que existam interrupções ou distrações, é o primeiro passo a tomar.
Sabemos que as casas nem sempre dispõem de escritórios para todos poderem trabalhar ou estudar em simultâneo. Mediante a realidade da sua casa, os espaços de trabalho poderão ser criados na sala de estar, na cozinha ou no quarto. Para haver uma separação visual e física, coloque um biombo num canto repleto de luz natural e a secretária.
A organização é a palavra-chave para o sucesso do teletrabalho ou das aulas em casa. Se os seus materiais de trabalho estão espalhados pelos vários cantos da casa, poderá se distrair facilmente.
Incuta aos mais novos a arrumação correta dos materiais escolares e tente que os cadernos e livros fiquem sempre perto da secretaria de trabalho. No final de cada dia estabeleça um horário para os seus filhos organizarem os materiais do dia seguinte.
É importante garantir o foco no que fazemos sem que tenhamos distrações. O espaço de trabalho ou estudo deve estar livre de televisões, telemóveis ou de uma janela para uma rua movimentada. O espaço escolhido deve ser calmo, sem ser uma área de constante passagem por outros familiares.
Um dos truques mais usados para se abstrair do resto do mundo é o uso de headphones. Ajudam a quebrar os ruídos provocados pelos outros membros da família que também se encontram em casa ou dos ruídos exteriores.
O trabalho e os estudos devem ser levados a sério, mas sabemos que as pausas são necessárias para retomar o fôlego. É importante apanhar ar e alongar o corpo algumas vezes por dia. Reserve um local especial com cadeiras e almofadas confortáveis na varanda, ou junto da janela. Aproveite para beber água ou um sumo de frutas na sua pausa.
Defina bem o espaço de trabalho e o espaço de lazer sem que estes se misturem. É importante saber separar a vida pessoal da vida profissional. A realidade do teletrabalho é recente nas nossas casas, devendo criar antecipadamente espaços distintos para conseguir desligar de um e de outro no momento certo.
Crie um espaço dedicado às brincadeiras na sala para as crianças e um espaço de leitura para os adultos. As varandas ou quintais são espaços ótimos para descontrair logo depois de um dia de trabalho. Preencha-o com plantas, uma mesa e cadeirões de exterior acolhedores.