Conheça os vários tipos de marketing que podem favorecer a promoção do seu imóvel. Saiba como fazer chegar o anúncio às pessoas certas, tenha a abordagem correta para cada tipo de público alvo. Nas redes sociais é primordial destacar o seu imóvel, existe muita concorrência neste meio, para combater este facto, seja criativo. Se esse não for o seu forte, pondere falar com uma agência imobiliária, certamente estará apta a fazê-lo por si.
Um ponto forte nas redes sociais, são sem dúvida as fotografias. A primeira fotografia que aparece no anúncio é sempre a mais importante, é aquela que fará com que o possível cliente se interesse pelo imóvel. Existem algumas regras que deve seguir relativamente às fotos do anúncio, elas são as seguintes:
A primeira fotografia deve sempre se apresentar na horizontal e nunca na vertical. Se o fizer, arrisca cortar a amplitude da divisão, e dar a sensação ao possível comprador, de que a casa é pequena.
A primeira fotografia deve ser sempre de um dos locais mais interessantes da casa. Nunca comece o anúncio com uma fotografia da casa de banho, evite os quartos ou até mesmo as partes comuns do prédio se se tratar de um apartamento. A planta da casa também não é uma boa opção, a maioria das pessoas não a sabe interpretar e logo perderá o interesse. Pondere fotografar em primeiro a fachada da casa, ou até mesmo a vista de uma das varandas se achar que vale a pena.
A divisão que escolher para dar a cara no anúncio, deve estar bem iluminada. Opte pela sala de estar se tiver umas janelas grandes e com grande exposição solar. Uma boa iluminação dá a sensação de amplitude, portanto esta dica é válida para todas as fotografias que tirar.
Através das fotografias, o possível comprador, idealizará inevitavelmente a sua própria casa. Se na fotografia de capa se focar apenas nos móveis, isso dificilmente acontecerá. Tente tirar partido das divisões, e retrate-as de ângulos em que capte toda a amplitude da divisão.
As cores vivas destacam-se, ainda mais se o anúncio for publicado nas redes sociais ou nos canais destinados à promoção de imóveis. Cada cor transmite uma sensação, deve saber aplicar convenientemente, para criar ao possível comprador, sensações de conforto. O verde transmite serenidade e relaxamento, já o azul, confiança. (aprenda a preparar a sua casa, aqui)
Para além da parte visual, que podemos mostrar nas fotografias, é conveniente saber transmitir a mensagem correta através da descrição da casa no anúncio. Quanto mais informações técnicas o anúncio tiver, mais rápida será a decisão do possível comprador em querer visitar a casa. Demonstre o potencial do imóvel por palavras, e perceba a quem será dirigido o anúncio. Ou seja, se a tipologia do imóvel for de um quarto, a casa nunca será a ideal para uma família numerosa. Se o imóvel tiver muitas escadas, talvez seja mais adequado para famílias jovens. Perceba quem poderá ser o seu público alvo, e ajuste a descrição relativamente a esse tipo de pessoas.
O marketing digital imobiliário tem os seus benefícios, mas não deve trabalhar sozinho. O marketing outbound ainda é importante e chega a várias pessoas. Para quem não sabe o que é este tipo de marketing, é todo aquele fora do digital. As placas que dizem “vende-se” junto das casas, são um bom exemplo, ou até mesmo os anúncios de televisão. Dão uma informação mais direta ao consumidor e chega a todas as classes etárias. A desvantagem do marketing outbound relativamente ao marketing digital será sempre a interação entre vendedor e cliente. Para este tipo de marketing onde a interação é ativa, deve saber responder a qualquer tipo de questão, para demonstrar confiança naquilo que vende. Faça alguma pesquisa do mercado envolvente, e seja justo no preço do imóvel. (saiba mais sobre este e outros assuntos, aqui)
Está provado que a procura de um imóvel começa pela internet, 71% das pessoas inicia a sua pesquisa através desta ferramenta. Invista neste meio com a possibilidade de chegar ao comprador em tempo recorde.