Chegam do outro lado do Atlântico aliciados pela qualidade de vida, gastronomia, hospitalidade e notoriedade que Portugal tem alcançado nos últimos tempos. O fluxo de norte-americanos tem vindo a crescer e muitos procuram uma alternativa mais segura para viver e investir, após as políticas governamentais de Trump. A autorização de residência através do programa do Visto Gold continua a abrir oportunidades de investimento, não obstante, há quem invista para arrendar.
De mais perto, os pensionistas e reformados suecos, que há muito que vêm para cá passar os invernos mais amenos, começaram a indagar o mercado imobiliário português. Neste caso, tendo um maior conhecimento do destino, procuram Portugal pelo aliciante Regime Fiscal dos Residentes Não Habituais. Este programa, entre outros benefícios, isenta o investidor de qualquer tributação da pensão ou rendimentos obtidos no exterior do país (inexistência de dupla tributação), ou seja, escolhem viver num país livre de impostos.
A Casas do Barlavento considera que estes programas, lançados pelo governo para alavancar o investimento estrangeiro, estão a fomentar a economia e a abrir portas a um cliente informado e endinheirado, que sabe exatamente aquilo que pretende.