Neste artigo passamos a descodificar alguns termos que ouvimos com alguma regularidade, mas por uma razão ou outra não lhes prestamos a devida atenção. Para que esteja informado na hora de se dirigir ao banco, leia toda a matéria sobre o assunto e faça a melhor negociação possível, com a entidade bancária.
Todos sabemos o que são juros, mas quando se trata de juros de um crédito habitação, será que sabe tudo? Nos últimos tempos temos ouvido falar que os juros estão negativos, mas o que significa isso? Estas são algumas perguntas que podem surgir.
Quando é pedido um crédito habitação, sabemos de antemão que temos um prazo para amortizar todo o capital pedido. Anexado a esse montante vem os juros, ambos, tanto o capital como os juros terão de ser amortizados por uma mensalidade.
Todo o capital que o banco concede está sempre associado a um juro remuneratório. Ou seja, todo o capital terá de ser devolvido, bem como os juros remuneratórios, que é como quem diz, terá de pagar o serviço prestado pelo banco.
Os juros remuneratórios irão incidir sobre o montante que foi por si pedido, correspondente à taxa de juro anual nominal (TAN).
Ao entrar em incumprimento ou existir um atraso nos pagamentos das amortizações mensais do crédito à habitação, entrará automaticamente em mora. Fica assim sujeito aos juros moratórios, que implicam uma sobretaxa anual, com o valor máximo de 3%.
A palavra indexante é-lhe familiar? E a sigla EURIBOR (European Interbank Offered Rate)? A EURIBOR é das taxas de juro de referência mais usada na Europa, onde diariamente é determinada a taxa e divulgada às 11h, horário da Europa Central, a todas as partes participantes e à imprensa. O que determina esta taxa são fatores externos, como as circunstâncias económicas, como exemplo o crescimento económico e o nível de inflação.
Ao pedir um crédito será perguntado qual a taxa que prefere, se fixa, variável ou mista. Ao escolher a taxa fixa, a EURIBOR não incidirá no montante mensal que paga, por ser fixa, o montante não varia de mês para mês. Em relação às duas outras taxas, a EURIBOR incidirá sobre a taxa mista apenas durante um curto período e na taxa variável incide todos os meses e será revista de 6 a 12 meses, podendo pagar mais ou menos consoante o indexante EURIBOR.
A sigla FINE significa – Ficha de Informação Normalizada Europeia. Quando é pedido ao banco um empréstimo bancário, é nos entregue esta ficha que contém uma simulação das condições do contrato de crédito. As informações dadas nesta ficha, são válidas por 30 dias, para poder fazer uma avaliação a outras entidades bancárias e optar pela mais vantajosa para si.
Após ser aprovado o empréstimo, será entregue uma nova FINE com todas as condições aprovadas. Também será entregue uma minuta do contrato de crédito. Terá, depois disto, 7 dias para ponderar se realmente quererá prosseguir com as condições descritas na FINE e minuta do contrato.
A linguagem bancária pode ser confusa para quem deseja pedir um empréstimo, quer seja de habitação ou um pessoal. São muitas as siglas que devemos perceber, para podermos negociar o crédito. Esta é uma pequena amostra nos termos usados. Siga os artigos da Casas do Barlavento, para ficar a par de tudo sobre este tema. (veja mais sobre como negociar o seu crédito habitação aqui).