Uma vez realizado o negócio, não se esqueça de todas as despesas mensais e anuais que acarreta a compra de uma casa. A despesa mais comum e tão conhecida por todos os proprietários de uma casa, é o Imposto Municipal sobre Imóveis. O cálculo a efetuar para saber quanto irá pagar de IMI, é bastante simples de se fazer. Deve multiplicar a taxa aplicada anualmente à sua cidade, pelo VPT – Valor Patrimonial Tributário.
IMI = Taxa x VPT
A taxa municipal varia consoante a cidade em que resida e pode ou não variar de ano para ano. Esta taxa poderá oscilar entre os 0,3% e os 0,45%, sendo o seu município a decidir qual o valor. Poderá também, usufruir de descontos mediante o número do agregado familiar dependente. (pode consultar aqui qual a taxa do seu município)
O Valor Patrimonial Tributário é calculado pelas finanças e tende a aproximar-se do valor inicial da venda. A avaliação fiscal tem em conta vários aspetos como as áreas da casa, a localização, as características e a zona envolvente do imóvel e a idade do mesmo.
Sendo este o cálculo que deve fazer para saber quanto paga anualmente de IMI, percebe que é um valor variável. Está dependente de vários fatores que, por vezes, o proprietário não pode controlar. Um dos coeficientes do VPT, o CL – Coeficiente Localização, avalia os acessos a equipamentos sociais, serviços de transportes públicos, variedade de vias, quer sejam marítimas, rodoviárias e/ou ferroviárias, bem como o valor do mercado imobiliário na localização do imóvel.
Em meados do ano de 2019, tornou-se pública a notícia da venda do imóvel mais caro alguma vez transacionado em Portugal. Tratou-se de uma penthouse, situada no centro de Lisboa com 250 m² na rua Castilho, junto ao Parque Eduardo VII. Um imóvel composto por três quartos, piscina infinita e terraço, foi vendido por 7,2 milhões de euros. Não sendo um imóvel para todas as carteiras, é compreendido que este tipo de negócio esteja apenas voltado para um estreito segmento de mercado ultra premium.
Poderá ser este um caso isolado? Tendo em conta que alguns coeficientes do VPT, não dependem de si e sim das áreas e dos preços praticados na zona, é provável contagiar a avaliação do seu imóvel. Casos destes, podem aumentar o IMI da sua propriedade, caso faça uma reavaliação ao seu imóvel.
Tendo em conta que Porto, Lisboa e a região do Algarve são as zonas onde o valor por metro quadrado continua a ser o mais elevado nacionalmente, as casas nestas zonas do país poderão ver os valores dos seus IMI a aumentar. Uma grande parte das vendas para o segmento premium, que influencia as avaliações das casas vizinhas, vai para a população estrangeira. Têm uma participação nas compras de imóveis de 75%, que resultou em 2018 de 3,4 mil milhões de euros no geral, perfazendo 322 mil euros por propriedade.