- Texto atualizado a fevereiro de 2022
Estamos em seca e é urgente mudar os nossos hábitos para reduzir o consumo doméstico de água. Não só por estarmos a passar por um período de seca, mas por este bem essencial ser tão indispensável como escasso. Poupe na sua conta mensal de casa enquanto é ecologicamente consciente, a Casas do Barlavento sugere 10 dicas de como poupar água em casa diariamente:
Fotografia de Redcharlie - Unsplash
Como poupar água na casa de banho?
- Mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes e se barbeia (poupa entre 10 a 30 litros de água por dia). Se preferir, utilize um copo com água para lavar os dentes. Verá que esta é a quantidade necessária de água para lavar os dentes.
- Enquanto espera que a água do duche aqueça, recolha os primeiros litros de água num balde. Pode utilizá-la para lavar o chão, regar as plantas, ou lavar o carro.
- Utilize o método de colocar uma garrafa cheia de areia dentro depósito do autoclismo para este gastar menos água por cada descarga. Pode também alterar o método de descarga para um autoclismo mais ecológico com a opção de descargas menores.
- Use o caixote do lixo na casa de banho. Este pequeno ato irá fazer com que poupe à volta de 15 litros de água nas descargas desnecessárias e assim, evita problemas nas estações de tratamento de águas residuais (ETAR).
Fotografia de Matthew Tkocz - Unsplash
Como poupar água na cozinha?
- Não deixe a torneira aberta enquanto lava a loiça, prefira utilizar a cuba do lava-loiças tapada e aproveite a água para passar a loiça por água. No caso de utilizar máquina de lavar loiça, saiba que a potência das máquinas não carece de pré-lavagem, portanto, não será necessário passar a loiça por água. Se a sua máquina não for energeticamente eficiente, opte por passar com um pano húmido para retirar os resíduos. Com esta ação poderá poupar 75 litros de água. Se pensa comprar uma máquina nova, procure as novas etiquetas energéticas com as letras identificativas do seu grau de eficiência, sendo a letra A a mais eficiente, e a G a menos eficiente.
- Coloque a funcionar as máquinas da loiça e roupa apenas quando a carga estiver completa ou, em alternativa, opte por um programa mais curto e/ou económico que lhe garanta algum nível de poupança.
Fotografia de Bublikhaus - Freepik
Como poupar água no exterior da sua casa?
- Em relação à rega das plantas e jardins, opte por regar durante a noite nos meses mais quentes. Regue devagar, para permitir que a água se infiltre bem no solo. Nos meses de inverno, quando as plantas não necessitam de tanta água, tenha sempre à mão um frasco com pulverizador e borrife as plantas para manter a terra húmida. Ainda no inverno, se tiver a possibilidade de armazenar a água da chuva, essa poderá servir para regar o jardim ou hortas.
- Não lave o carro com a mangueira ou evite ir a centros de lavagem de veículos. Prefira o balde e uma esponja, se quiser consumir apenas 50 litros de água em vez de 500 litros quando recorre à utilização da mangueira. Lave o carro apenas quando necessário, este não é um bem de primeira necessidade pelo que deve ser evitado em tempos de seca.
- Cubra a piscina para evitar uma maior evaporação da água (poupará cerca de 3800 litros de água por mês)
- Controle os seus consumos. Sabia que beber um simples café equivale ao gasto de 140 litros de água? E que uma única folha de papel utiliza 10 litros de água na sua produção? Seja consciente na hora de consumir qualquer objeto ou alimento. Deve também comparar regularmente as faturas da eletricidade e água e gerir a partir dessa informação os seus gastos energéticos e hídricos em casa.
Fotografia de Pressphoto- Freepik
Aqui a chave é racionalizar o consumo e não desperdiçar este bem tão precioso. Fará uma grande diferença nas suas contas mensais e o ambiente agradece!