A acompanhar a tendência positiva que se tem vivido nos últimos anos no turismo, o novo Presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, revela algumas medidas que irá adotar nos seus anos de mandato (até 2023).
Uma das estratégias passa por tentar promover o Algarve como um destino de investimento atrativo para estrangeiros. Se a fidelização dos turistas foi conseguida com sucesso, agora João Fernandes espera consolidá-la com um compromisso mais sério, que passa pelo investimento na região.
Para isso, foi criada uma parceria com a Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) que, em conjunto, oferecem um portefólio de edifícios devolutos ou em estado de degradação em zonas turísticas, para que sejam divulgados a potenciais investidores.
A plataforma “Invest in Tourism” já se encontra online (http://invest.turismodeportugal.pt/) e servirá para dois propósitos distintos, mas complementares – promove a recuperação do património degradado com potencial de desenvolvimento turístico e incentiva a captação de investimento exterior. Esta plataforma bilingue encontra-se orientada para quem pretende investir no turismo através da recuperação de património imobiliário.
Estreitam-se, assim, as relações entre o Turismo do Algarve e os agentes locais, no desenvolvimento de estratégias conjuntas de promoção exterior: “nós somos os braços ao vosso serviço, para desenvolver e responder aos vossos reptos. Porque é aqui que se desenham as estratégias e se identificam os problemas e as necessidades”, afirma Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo.