Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

Guia de decoração para quartos de criança 2020

Quando chega a hora de decorar o quarto das crianças, sabemos que temos muito por onde escolher. O pior será nos depararmos com a possibilidade de que nem tudo é viável para certos tipos de quarto. Uns quartos são pequenos, outros estreitos e outros são divididos com os irmãos mais velhos e desta forma é obrigatório agradar a todas as faixas etárias.

 

Neste artigo propomos algumas sugestões para o novo ano que se aproxima. Apresentamos algumas tendências e desta forma pretendemos incentivar à criatividade dos pais.

 

 

 

Cor

As cores são imprescindíveis para qualquer espaço, e talvez aquilo que mais tempo leva a escolher. É com cores claras que tornamos os espaços mais amplos, mesmo sendo pequenos. Ou tornamos mais aconchegantes com cores quentes, como os tons vermelhos, laranjas ou amarelos. Caso queira mudar para um tom mais claro no futuro, lembre-se que os tons mais escuros são sempre os mais difíceis para pintar por cima.

Seja criativo, não crie espaços monótonos onde utiliza uma única cor para as paredes e para os têxteis. Pode sempre optar por paredes de tons pastel, e os têxteis de cores mais animadas. Sempre que quiser fazer uma pequena mudança, basta trocar a colcha ou as almofadas da cama.

Para a próxima estação já estão escolhidos os tons Pantone. Tire partido das cores fortes e alie aos tons pastel.

 

 

 

Paredes

Já aqui foi dito antes, que as paredes podem e devem ser pintadas de outros tons, que não o tradicional branco. Para além da tinta, aventure-se a usar papel de parede num ponto estratégico do quarto. Para além de padrões infantis, considere padrões mais sóbrios, os quais conseguiria também usar noutra divisão da casa. Se pretender algo fácil de retirar, existem autocolantes com várias escalas e feitios.

Abuse nos candeeiros de parede que, para além de criarem pontos de luz ambiente, decoram as paredes com objetos originais e cheios de formas. Os quadros com ilustrações originais também são tendência e desta forma apoia os novos artistas.

 

 

Têxteis

Se escolheu paredes com tons mais neutros, tem a liberdade de juntar muita cor aos têxteis. Verá que as cortinas, os tapetes, as almofadas e até os pufes farão toda a diferença no visual do quarto do seu pequeno. Para que a criança sinta que o quarto é feito à sua medida, dê a escolher um dossel ao seu gosto, terá dezenas de feitios e formatos para escolher. As diferentes texturas nos têxteis são um bom mote para a aprendizagem, no caso de a criança ainda ser bebé.

Se pretender que estes itens durem por algum tempo, escolha-os com um design minimalista para que não se canse rapidamente do seu aspeto.

 

 

 

Camas

Este é o objeto rei de qualquer quarto, é aqui que todas as noites descansamos e que qualquer criança brinca dias a fio. O tamanho da cama, quer em altura como em comprimento, deve ser escolhido mediante a idade e o tamanho da criança.

São muitos os modelos disponíveis em qualquer loja da especialidade, desde as camas baixas ao estilo de Montessori que continuaram na moda, camas-gaveta onde pode hospedar os amigos do seu filho, camas com escrivaninha incorporada e os tão conhecidos beliches.

A estrutura da cama serve para decorar, a par com outros elementos do quarto. Já o colchão deve ser escolhido de forma a manter a boa saúde do seu filho. Segundo alguns especialistas, os colchões devem ser firmes o suficiente para que as crianças tenham a postura correta durante o sono. Os colchões orgânicos, apesar de serem um investimento alto, são muito recomendados por não terem produtos tóxicos associados. Estes são compostos por fibras de algodão, lã, fibras de coco, polímeros alimentares, espuma vegetal e latex natural.

 

 

Na decoração do quarto do seu filho, não se esqueça de pedir sempre recomendações ao especial interessado. De resto, pode sempre impor um pouco do seu gosto pessoal para que esta divisão acompanhe as várias fases de crescimento do seu filho.