Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

Já ouviu falar do método de arrumação Konmari?

A estação mais fria do ano está aí à porta, e com ela traz as roupas mais quentes. Para isso é necessário retirar as roupas que por alguns meses ficaram esquecidas no fundo do armário. Ao arrumar o roupeiro, será que o vai fazer da forma mais correta?

 

 

Marie Kondo, a especialista em organização pessoal, mundialmente conhecida através de quatro livros editados sobre o tema e uma série da Netflix, ensina: “Casa organizada, é uma casa feliz”. Segundo a autora, arrumar não será o suficiente para ter a casa organizada. Siga o método desta especialista, num pequeno espaço da sua casa, como por exemplo, o roupeiro, a cómoda ou até mesmo na pequena divisão do closet.

Siga estes passos para obter um espaço organizado, e claro, para ficar preparado para a nova estação do ano com os itens certos para o frio.

 

Remover

Remova tudo o que tem dentro dos armários, desde a roupa de inverno à roupa de verão. Este ato ajudará a ter espaço de manobra para duas questões abordadas por Marie Kondo, a limpeza e o desapego aos objetos. Por vezes, julgamos ter os armários limpos, pois ali apenas depositamos roupas limpas, mas o pó e o cotão infelizmente, estão por todo o lado.

 

Doar ou deitar fora

Uma vez que as roupas já estão todas fora dos armários, aproveite e faça uma seleção de tudo o que tem. Divida a roupa que está em boas condições, mas que já não usa para doar. A roupa que apresentar algum dano, não guarde para usar no aconchego da casa, só criará mais desarrumação. Tenha consigo sacos fortes, encha-os com tudo o que não voltará a usar, e leve para os sítios certos.

Existe um truque para que de um ano para outro saiba aquilo que usou e o que não usou. Terá de ser consistente, vire todos os cabides para o mesmo lado quando voltar a arrumar a roupa no roupeiro, e sempre que usar determinada peça, vire o cabide ao contrário dos restantes. Desta forma, saberá no ano seguinte qual a roupa que usou e a que não usou.

 

Espaço

Arrume as gavetas da forma mais coerente possível, por exemplo, junte as malhas num só lado da gaveta e do outro as peças de desporto. Existem também formas práticas de dobrar a roupa, para que fiquem visíveis todas as peças quando abre a gaveta. Dobre a roupa e preencha a gaveta com camisolas ou calças na vertical, tal como a imagem sugere. Para que tenha esse processo facilitado, opte por comprar separadores de gaveta ou até mesmo caixas. Não se esqueça de deixar sempre espaços livres, para que possa preencher com roupa nova. Se se precaver com gavetas vazias ou semivazias, não terá a necessidade de voltar a arrumar tudo novamente.

Deve deixar sempre um espaço no roupeiro para pendurar as roupas mais compridas ou de tecidos mais finos que se amarrotam com facilidade. Os vestidos, os casacos compridos ou calças de tecidos finos são um bom exemplo de peças que carecem de ser penduradas nos cabides e não guardadas nas gavetas.

 

 

Roupa da estação anterior

Aquelas peças de roupa que com toda a certeza, já não voltará a usar no inverno, deve sempre guardar. Se tiver oportunidade, não as misture com a roupa da estação atual. A melhor forma de guardar as peças será em caixas transparentes com respiração ou sobre vácuo. Guarde todas as peças já lavadas e não necessariamente engomadas. Junte igualmente por categorias, por exemplo, t-shirts com t-shirts ou calções com calções para que seja mais fácil encontrar se eventualmente voltar a precisar. As divisões mais altas ou de difícil acesso do seu armário, devem ser ocupadas por estes objetos que menos usa.

 

 

Faça desta forma de estar, um chavão para o resto da organização da sua casa. Verá que em pouco tempo tem a casa, para além de arrumada, organizada. Uma boa oportunidade de aplicar este e outros métodos de organização, será na entrada para uma casa nova. Se tiver oportunidade de escolher os móveis de arrumação, opte sempre por móveis com várias gavetas e de diferentes tamanhos, para guardar tudo por categorias.