Ao visitar uma propriedade, faça-se acompanhar por um agente imobiliário. Ele terá olho clínico, para reparar em tudo o que deve ser mudado. (veja as vantagens e desvantagens de comprar casa em segunda mão, aqui)
Escolha a casa ideal para si, não se conforme com a primeira que visitar. Procure uma casa que sirva, para o presente e para o futuro. Pense que, poderá aumentar a família ou até, precisar de um escritório para trabalhar. Por isso, convém ter um conhecimento aprofundado sobre a construção do imóvel. Deve informar-se de todas as características, tais como, a localização das paredes mestras da casa, os materiais usados e a qualidade dos mesmos. Tudo isto é importante, para fazer as remodelações que necessita.
Esta informação também é relevante, se, porventura, necessitar de um crédito habitação e tiver de acrescentar ao valor pedido, o valor das obras para as remodelações.
Sabemos que existem custos mensais associados a uma casa. Para antever o valor que pagará mensalmente, pergunte pelo certificado de energia para poder calcular se será um valor elevado ou não. (saiba mais sobre o certificado energético, aqui)
Na hora de fazer a visita ao imóvel, seja curioso e observador. Repare nas paredes, se apresentarem tons amarelados ou escuros é um sinal de alerta para infiltrações. Este é um dos problemas mais comuns, mas também um dos mais aborrecidos e dispendiosos por resolver.
O exterior do imóvel, ou do prédio também pode demonstrar problemas futuros de infiltrações. Tenha atenção e pondere bem, se quer ter esse tipo de despesas depois de começar a habitar a casa.
A sensação térmica, é o que cria conforto a uma casa e poupança também. Se a casa estiver bem isolada, não irá necessitar de aquecedores, ventoinhas ou ar-condicionado e poupará na fatura da eletricidade ao final do mês.
Repare no material das janelas e das portas, veja se tem vidros duplos ou qual o sistema de persianas ou portadas. A orientação da casa é um fator a ter em conta, se a casa estiver virada a sul, terá muita exposição solar. O que traduz mais aquecimento no inverno. No verão, para inverter a situação, deve ter portadas ou persianas que tapem a janela por completo, nas horas de maior calor.
O pavimento em madeira, ajuda bastante numa boa sensação térmica, mas se optar por laje, saiba que poderá poupar no seguro da casa.
A espessura das paredes irá influenciar o isolamento térmico e sonoro da casa, quanto mais grossa for, melhor. Se a casa, não tiver paredes com estas características e quiser optar por um sistema de aquecimento, pondere no aquecimento central. Estes equipamentos requerem pouca manutenção e aquecem a casa eficientemente.
Aquando da visita ao imóvel, experimente abrir uma torneira de água quente e veja o fluxo de água. Estas são as torneiras que mais acumulam depósitos e influenciam na pressão da água. O sistema de aquecimento de águas deve estar completamente montado, faça perguntas sobre o mesmo.
Em cada divisão, repare no número de tomadas existentes. Na construção de casas, há uns anos, não havia a necessidade de colocar várias tomadas por divisão. Se for esse o caso, pergunte quando foi a última vez que houve renovações nesse sentido.
Após achar a sua casa de sonho, deve estar preparado para as mudanças e com elas vem outras tarefas muito importantes, a ter em conta.