Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

6 dicas para boas relações entre vizinhos

Sabemos que coabitar com outros condóminos numa propriedade horizontal requer bom senso e paciência. Devemos sempre colocar-nos na situação do outro para que sejam evitados conflitos mais ou menos graves.

É essencial que todos respeitem as regras do regulamento do condomínio, para que o ambiente no prédio seja sempre o melhor possível. Sabendo que a coabitação num prédio é propícia a alguns problemas, deixamos algumas dicas para que os resolva, evitando sempre a via judicial.

 

 

 

 

  1. Ser tolerante

Coabitar com pessoas que não têm os mesmos hábitos a que estamos acostumados, pode ser difícil de gerir. Devemos saber manter a calma perante situações de conflito, ou até mesmo saber ser tolerantes com aquele vizinho menos sociável. Se seguirmos estes passos simples, é meio caminho para que evitemos conflitos que possam levar a processos judiciais.

 

  1. Dialogar

Em caso de conflito, é sempre mais fácil que ambas as partes implicadas, tentem se meter no lugar do outro. Se sentir que isso não está a acontecer, quantifique o dano que lhe está a ser causado. Por exemplo, no caso de infiltrações na sua casa em que a culpa seja do proprietário de outro apartamento, tente demonstrar o montante que já gastou ao tentar solucionar a infiltração. Se tiver problemas de ruídos excessivos durante a noite, esclareça com o seu vizinho a quantidade de horas que dormiu.

Por vezes as pessoas podem desconhecer certas leis, ou não ter noção de que estão a incomodar terceiros. Com alguma sorte, um pequeno diálogo solucionará o problema.

 

  1. Não fomentar o conflito

Quando possível, sempre que possa solucionar um problema sem que tenha que entrar em conflitos, faça-o. A melhor solução será ignorar ou evitar alguns conflitos com quem procura o contrário.

 

  1. Provas

Sempre que possível, tente reunir provas do que irá alegar. Essas provas poderão servir para negociações diretas, ou mais tarde como provas em processos judiciais no caso de existirem. As provas podem ser fotografias, vídeos, áudio, testemunhas (desde que seja alguém neutro ao assunto), documentos (pode se tratar de emails ou cartas de advertência).

 

  1. Ter soluções

Perante um conflito será muito mais agradável, se ao apresentar o problema, conseguir apresentar também uma solução. Nunca esquecendo, que terá de dar espaço para negociações sobre essa solução ou outras, tente sempre ser flexível e tolerante.

 

  1. Formalizar o acordo

No caso de se tratar de reparações de valores altos, ou se a situação for recorrente, tente chegar a acordo. Nunca se esqueça que deve deixar esse acordo por escrito e assinado pelas duas partes envolvidas. Só desta forma terá alguma garantia de que o acordo será cumprido.

Se estas dicas não resultarem, terá de tomar outras medidas. Deve alertar sempre o administrador de condomínio sobre o problema, para que seja ele a falar com a outra parte. Se o aviso do administrador não surtir nenhum efeito, passe para a próxima etapa e envie uma carta registada ao outro condómino. Por último, se nada mais resultar, faça queixa às autoridades responsáveis.

No caso do problema se tratar de obras abusivas ou falta de obras, deve contactar a sua câmara municipal. Em caso de ruídos, fumos ou cheiros terá de contactar primeiro a polícia. Se mesmo assim o problema persistir, sempre pode passar para a via judicial num julgado de paz ou em tribunal.

 

É importante que todos contribuam para o bom ambiente dentro do condomínio. A tolerância e a calma são as palavras-chave para qualquer situação menos agradável que possa vir a acontecer.