É essencial que todos respeitem as regras do regulamento do condomínio, para que o ambiente no prédio seja sempre o melhor possível. Sabendo que a coabitação num prédio é propícia a alguns problemas, deixamos algumas dicas para que os resolva, evitando sempre a via judicial.
Coabitar com pessoas que não têm os mesmos hábitos a que estamos acostumados, pode ser difícil de gerir. Devemos saber manter a calma perante situações de conflito, ou até mesmo saber ser tolerantes com aquele vizinho menos sociável. Se seguirmos estes passos simples, é meio caminho para evitarmos conflitos que levem a processos judiciais.
Em caso de conflito, é sempre mais fácil que ambas as partes implicadas, tentem se meter no lugar do outro. Se sentir que isso não acontece, quantifique o dano que lhe está a ser causado. Por exemplo, no caso de infiltrações na sua casa onde a culpa seja do proprietário de outro apartamento, tente demonstrar o montante que já gastou ao tentar solucionar a infiltração. Se tiver problemas de ruídos excessivos durante a noite, esclareça com o seu vizinho a quantidade de horas que dormiu.
Por vezes as pessoas podem desconhecer certas leis, ou não ter noção de que incomodam terceiros. Com alguma sorte, um pequeno diálogo solucionará o problema.
Quando possível, sempre que possa solucionar um problema sem que tenha que entrar em conflitos, faça-o. A melhor solução será ignorar ou evitar alguns conflitos com quem procura o contrário.
Sempre que possível, tente reunir provas do que irá alegar. Essas provas poderão servir para negociações diretas, ou mais tarde como prova em processos judiciais no caso de existirem. As provas podem ser fotografias, vídeos, áudio, testemunhas (caso seja alguém neutro ao assunto), documentos (pode se tratar de emails ou cartas de advertência).
Perante um conflito será muito mais agradável, se ao apresentar o problema, conseguir apresentar também uma solução. Nunca esquecendo, que terá de dar espaço para negociações sobre essa solução ou outras, tente sempre ser flexível e tolerante.
No caso de se tratar de reparações de valores altos, ou se a situação for recorrente, tente chegar a acordo. Nunca se esqueça que deve deixar esse acordo por escrito e assinado pelas duas partes envolvidas. Só desta forma terá alguma garantia de que o acordo será cumprido.
Se estas dicas não resultarem, terá de tomar outras medidas. Deve alertar sempre o administrador de condomínio sobre o problema, para ser ele a falar com a outra parte. Se o aviso do administrador não surtir nenhum efeito, passe para a próxima etapa e envie uma carta registada ao outro condómino. Por último, se nada mais resultar, faça queixa às autoridades responsáveis.
No caso do problema se tratar de obras abusivas ou falta de obras, deve contactar a sua câmara municipal. Em caso de ruídos, fumos ou cheiros terá de contactar primeiro a polícia. Se mesmo assim o problema persistir, sempre pode passar para a via judicial num julgado de paz ou em tribunal.