Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

A venda de uma casa em tempos de pandemia

O setor imobiliário passou por muitas mudanças nos últimos meses devido à pandemia do coronavírus. Novas tendências na procura de casa, incertezas económicas, necessidade de liquidez, mudanças de empregos ou maior interesse em mudarem-se para outras zonas mais residenciais têm levado muitos proprietários a colocarem a sua casa à venda.

 

Fotografia de Ryan Christodoudlou - Unsplash

 

Neste contexto do COVID-19, vender uma casa pode ser uma tarefa difícil. A pressa para vender a casa, todos os trâmites e burocracia, o desconhecimento do setor e principalmente a atual situação de restrições e incertezas podem nos levar a cometer alguns erros na venda da casa.

 

 

  1. Fixar um preço pouco realista

Muitos são os fatores que influenciam a definição de um preço adequado para uma casa. As características da casa (distribuição, instalações, superfície), a sua localização, as reformas necessárias, o estado em que a casa se encontra, e até o facto de possuir painéis de energia solar afetam o preço final de mercado. Definir um preço inicial muito alto pode atrasar, e muito, a venda até que o preço corresponda ao que os compradores estão à espera.

 

Nesta situação de COVID-19, é fundamental estar atento aos preços praticados pelo mercado e será importante consultar uma imobiliária da região, que poderá aconselhá-lo melhor do que ninguém sobre o preço de uma casa semelhante à sua.

 

 

  1. Descuidar da apresentação da casa

 

Nesta época de restrições devido ao coronavírus, organizar visitas ao local pode ser difícil ou impossível. Mesmo que todas as medidas de segurança sejam tomadas, é possível que muitos potenciais compradores vivam noutras áreas ou países que proíbem a circulação de pessoas, e só possam marcar e organizar uma visita se realmente estiverem muito interessados.

 

 

Agora mais do que nunca é necessário cuidar da primeira impressão que damos da nossa casa à venda, que será maioritariamente pelos meios online.

 

 

Fotos, vídeos, apresentações, planos de qualidade detalhada, ou mesmo tours virtuais ou videochamadas, são essenciais. A preparação da casa para venda, deve incluir ainda os seus pontos fortes. Para isso, uma imobiliária com experiência em marketing imobiliário pode ajudá-lo a preparar a casa da melhor forma para conseguir potenciais compradores. Conte com a nossa experiência comprovado por mais de 15 anos, as Casas do Barlavento têm conhecimento aprofundado do mercado imobiliário no barlavento algarvio.

 

 

  1. Desconsiderar as medidas de segurança Covid-19 para as visitas

 

Devemos sempre cuidar das medidas de higiene antes da visita de um potencial comprador, mas hoje mais que nunca, devemos oferecer uma segurança adicional para evitar possíveis contágios que podem atrasar a compra. A limpeza completa, boa ventilação diária, desinfeção de todas as superfícies que podem ser tocadas e manuseadas tornaram-se requisitos essenciais para as visitas guiadas.

 

 

Tentaremos fazer com que os compradores se sintam mais seguros, oferecendo-lhes gel desinfetante, recomendando que mantenham uma distância segura e que procurem não tocar em nada. Com isto, os potenciais compradores estarão mais abertos para avaliar a compra da casa.

 

 

  1. Descartar fazer reformas

 

A grande maioria dos potenciais compradores estão à procura de uma casa que atenda às suas novas necessidades devido à pandemia de COVID-19. Procuram casas com espaços amplos e flexíveis como varandas e quintais, com alto nível de eficiência energética para reduzir a conta de energia, edifícios renovados, etc.

 

 

É cada vez mais importante considerar a opção de reformar a casa antes de vendê-la. Além de nos destacarmos entre a maior oferta de imóveis para venda, poderemos aumentar substancialmente o preço de venda. Estima-se que uma reforma bem realizada pode levar a uma valorização da casa à volta de 20%.

 

 

  1. Não aplicar um plano de vendas

 

Um dos principais erros na venda da casa é deixar o sucesso desta operação “nas mãos” de um cartaz com a palavra “vende-se”. Devemos fazer uma pesquisa aprofundada sobre quais são os aspectos da nossa casa que estão mais valorizados no mercado. Com esses dados, podemos anunciar a casa da melhor forma: fazer bons anúncios focados em mostrar essas vantagens e divulgá-los em diferentes canais.

 

 

No processo de negociação devemos avaliar adequadamente o potencial comprador. Nesse sentido, a nossa capacidade de negociação é fundamental para que a transação seja concluída com sucesso. Sem dúvida, a melhor opção é contar com a ajuda de uma imobiliária com experiência neste tipo de operações.

 

 

  1. Não estar preparado para a venda da casa

 

Antes de termos uma oferta para a nossa casa, devemos ter tudo bem organizado para tomar a decisão de vendê-la. Não devemos deixar dívidas pendentes que aparecerão durante o processo de venda e que podem arruinar a negociação.

Devemos também ter em mãos toda a documentação necessária para não correr o risco de perder uma boa oferta.

 

 

Parceria com Selectra - https://selectra.pt/