Numa era em que o tempo é precioso, mas curto, aprendemos a valorizar pequenas coisas como o descanso. É intrínseco que umas boas horas de sono, necessitam de conforto e bom gosto ao redor. O quarto, sendo a área mais usada da casa, merece especial atenção na decoração e praticidade.
Se decidiu que este era o ano para dar uma reforma ao quarto, estamos prontos para o aconselhar nesta tarefa com dicas de decoração atuais e segredos práticos.
Começamos pela cor, um dos elementos essenciais para uma nova decoração de qualquer espaço da casa. A Pantone para o ano de 2020, indica-nos que a cor tendência é o azul clássico, cor que inspira confiança e segurança, tudo o que precisamos para um espaço renovado. As cores têm esse poder, o de nos transmitir emoções, desta forma, saiba como aplicar esta cor aos vários itens presentes no seu quarto.
Outra tendência, será usar o tom sobre tom, ou seja, a decoração passará por ter mobílias com a mesma cor que a parede.
Se o seu quarto tiver dimensões pequenas, deve aplicar o azul clássico com moderação. Os tons escuros, como a cor do ano, dão a sensação de que os espaços se tornam ainda mais fechados ou pequenos.
A textura mistura dois campos essenciais para uma sensação de conforto, trata-se do campo visual e do campo sensorial. E onde podemos ter texturas agradáveis ao toque? Em tudo o que quisermos!
As mantas de lã em crochet de malha grossa, por exemplo, são ótimas para os dias mais frios e combinam bem com uma colcha de cor única. No verão é natural ter de substituir a manta de lã, opte por mantas de pelo curto em tons claros.
Conforto é a palavra de ordem para 2020. A cabeceira da cama também poderá ser aconchegante, saiba que com apenas um varão e duas almofadas nele penduradas consegue a cabeceira ideal para se recostar e ler. Se preferir algo com outro design, as casas da especialidade fazem as cabeceiras por medida, com qualquer tecido ao seu gosto.
Inove no abajur do seu quarto, quanto mais textura tiver, mais sombras interessantes fará nas suas paredes. Visualmente, as madeiras têm um aspeto rústico e calmante, se tem um quarto com um estilo mais campestre, aplique esta matéria natural.
Fotografia de Yasmine Boheas
Os móveis personalizados serão sempre a melhor opção, quer porque têm as medidas adequadas, ou, porque são realmente ao nosso gosto. Umas das sugestões que se manteve desde o ano passado, foram as prateleiras. Não só no quarto, mas pelos vários pontos da casa, este é um mobiliário muito prático no que toca à arrumação daqueles itens menos utilizados. Tem recantos no seu quarto, em que se dificulta utilizá-los por serem estreitos? Considere pôr várias prateleiras de canto desde o cimo da parede até baixo, e construa a sua biblioteca pessoal.
Os armários espelhados, ou as mesinhas de apoio igualmente espelhadas, são tendência e ótimas para divisões pequenas. Dão a ilusão de que o espaço é mais amplo, se aliado aos tons claros.
Outro móvel a ter em conta, será sempre a rainha da divisão de descanso lá de casa. Falamos da cama, o sítio que deverá sempre ser o mais confortável, quer para a harmonia, bem como, para a saúde de cada um. Alie o conforto à praticidade, ao eleger uma cama com gavetão incorporado. Confere bastante arrumação, especialmente ao arrumar as roupas da estação passada. Se seguir a nossa sugestão de cor no seu edredom, ouse em lençóis com cores vivas e contrastantes ao azul clássico.
Fotografia de Francesca Tosolini
O quarto é uma das principais divisões da casa, e aquela em que mais tempo passamos. É o nosso refúgio do dia a dia, portanto, tudo deve conciliar com a palavra conforto, desde a cor às texturas e mobília. Dê um novo ar ao seu quarto e do seu filho em 2020 (veja as sugestões de decoração para o quarto de criança, aqui).