No que consiste uma permuta de imóveis? Como o nome descreve, é uma troca de imóveis sem recorrer à compra ou venda dos mesmos. Mas claro que não é assim tão linear, existem alguns pontos que deve ficar a par.
Como tudo, existem vantagens e desvantagens numa permuta entre imóveis. Tudo depende da situação em que se encontra e de alguma sorte. As razões podem ser várias para decidir permutar a sua casa, ou porque mudou de trabalho, ou porque quer mudar da cidade para o campo, ou até mesmo porque a sua casa se tornou grande demais. Passamos a descrever alguns pontos importantes, mas essenciais no caso de estar a ponderar fazer uma permuta da sua casa.
Vantagens ao permutar um imóvel:
- Numa permuta poupa tempo e tudo se torna mais confortável, não precisa de procurar casa ou de procurar um comprador.
- As negociações ao permutar a sua casa tendem a ser mais rápidas e mais simples, ao contrário de uma compra ou venda de um imóvel.
- Outra vantagem, talvez a mais relevante, é em termos fiscais. Se vender ou comprar casa terá de pagar os impostos referentes a essa transação. Portanto, terá de pagar o registo, a avaliação do imóvel, bem como, a própria venda ou compra do imóvel. Numa permuta, poderá não pagar nenhum imposto, a não ser o IMT, no caso de os valores dos imóveis diferirem. Ou seja, se ao imóvel A for aplicado um valor de 150 mil euros, e ao imóvel B for aplicado 100 mil euros, o IMT será taxado apenas pela diferença dos 50 mil euros.
- Poderá ser aplicada outra vantagem em relação ao IMT. Se a finalidade da permuta for para habitação, é possível que fique isento ou que tenha redução neste imposto.
Desvantagens ao permutar um imóvel:
- Uma das principais e talvez a mais difícil de contornar, serão os conflitos de interesses. Na verdade, será difícil achar uma casa com o mesmo valor patrimonial que a sua. As razões concentram-se nas características ou na própria localização do imóvel, que fazem diferir os valores. Esta procura não será impossível, visto que já existem plataformas online destinadas a encontrar alguém com quem permutar a casa ideal.
- Outro ponto desfavorável, será a diferença entre os valores patrimoniais de uma zona rural para uma zona urbana. Ter um T3 numa zona rural pode significar ter um valor patrimonial equivalente a um T1 numa zona urbana. Se a sua intenção for essa, mudar de uma zona rural para uma urbana, prepare-se para receber propostas de casas com menos divisões.
- A parte emocional que os proprietários impõem sobre o seu património, poderá ser também um problema. É natural que se dê valor sentimental a alguns aspetos da casa, e que não ache os mesmos na casa para permuta.
Para além da permuta tradicional entre duas partes interessadas, existe a permuta técnica. Envolve três partes, o dono do imóvel A, o comprador e o construtor. Se o proprietário do imóvel A tiver interesse numa casa nova que ainda pertença ao construtor, para efetuar a permuta, deve ter prontamente um comprador para a sua casa. O construtor desta forma ficará a ganhar pela rapidez da conclusão do negócio.
Outra permuta possível, de modo a igualar os valores dos imóveis, será a troca de dois imóveis por um. Pode, por exemplo, permutar uma propriedade e um terreno por uma propriedade maior e desta forma os valores acabam por ser equiparados.
Saiba que este é um tipo de negócio não muito usual no nosso país, mas que pode trazer muitos benefícios para ambas as partes. Nas Casas Do Barlavento estamos inteiramente disponíveis para descobrir a sua casa de sonho e quem sabe ajudá-lo na permuta da sua propriedade.