Portugal é o 5º país mais seguro do Mundo, depois da Islândia, Dinamarca, Suécia e Nova Zelândia.
O Índice da Paz Global indica, desde 2007, num estudo produzido pelo Instituto para a Economia e a paz, o nível de segurança dum país, de acordo com factores que vão desde o número de homicídios, à posse de armas, ao terrorismo e ainda à segurança pública e à violência social doméstica.
Este estudo (Junho de 2016) conta com 163 países e é aqui que entra Portugal: este ano, passou a ocupar o 5º lugar de entre os países mais seguros do Mundo, avançando 6 posições em relação ao índice do ano passado (11º lugar em 2015).
Ainda que o contexto seja revelador de tempos cada vez mais inseguros, não só pelo despoletar dos «ataques terroristas, como pelos persistentes conflitos internos e uma maior instabilidade política», a Europa continua a ser o continente mais pacífico, quando comparado com as restantes regiões. Os cinco países a ocupar a última posição foram a Somália, o Sudão do Sul, o Iraque, o Afeganistão e a Síria (última posição).
Se, de um ano se pode contar com cerca de 300 horas de Sol (região a Sul), se da cozinha se pode esperar uma das mais ricas gastronomias do Mundo e se do factor segurança se pode erguer o orgulho nacional por esta quinta posição, então haverá melhor lugar para viver do que Portugal?