Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

Quem Compra Mais Imóveis em Portugal?

O valor das transações de imóveis em Portugal aumentou no ano de 2019 em comparação com o ano anterior de 2018. Já o número de imóveis vendidos a não residentes desceu 2,0%, mas aumentou 1,0% no que toca aos valores praticados. Parte destas transações deveu-se aos residentes não habituais, que apesar de comprarem menos, gastaram mais.

 

Fotografia de Flarius - Pixabay

 

Transações em Números

 

No ano passado foram transacionados 230,776 imóveis, chegando ao valor de 25,955 milhões de euros. Do total de imóveis transacionados 19,520 foram adquiridos por não residentes. Os residentes não habituais fecharam 2019 com a percentagem de 8,5 relativamente às casas vendidas, representando uma média de 176,4 mil euros por cada imóvel, cerca de 3% a mais do que no ano de 2018.

 

O Algarve está no topo da lista das zonas geográficas preferidas para comprar casa. No ano passado verificou-se uma mudança na escolha da zona geográfica dentro do nosso país, recaindo a escolha na área metropolitana de Lisboa no ano de 2018.

 

Os franceses continuam a ser os que mais compram em Portugal, mas quem mais gasta são os chineses. No ano passado, 18,1% do total de imóveis vendidos foram transacionados por franceses. Esta crescente procura começou no ano de 2016 e tem vindo a acentuar-se cada vez mais. O Reino Unido, como já é habitual, é a segunda nacionalidade das que mais compram casa em Portugal, ficando com 17,3% do total dos imóveis. Nesta lista segue o Brasil, a Alemanha e por fim a China, que tem vindo a perder expressão nas listas dos compradores não residentes do país. Desde 2017 que o Brasil tem vindo a escalar a sua posição nesta tabela, estando agora no terceiro lugar  (consulte a tabela completa através do INE, na pasta Excel, figura 7).

 

 

Valor dos imóveis

 

O valor transacionado igual ou superior a 500 mil euros por imóvel voltou a aumentar por entre os residentes não habituais. Foi a partir de 2013 que estes valores ganharam proporção, depois de Portugal permitir a residência a quem quisesse investir no país, referindo os tão conhecidos Vistos Gold. No ano seguinte, em 2014, as percentagens mais altas de imóveis vendidos a não residentes faziam se sentir principalmente aos que estavam ao abrigo desta medida do estado.

 

No patamar das casas transacionados com o valor igual ou superior aos 500 mil euros, fica o Reino Unido em primeiro lugar, seguido do Brasil e França com o segundo e terceiro lugar respetivamente.

 

 

Áreas Geográficas

 

O litoral português e ilhas são as zonas mais procuradas para a compra de casa pelos estrangeiros, no ano presente de 2020. As nacionalidades que mais procuram a sua casa de sonho junto dos extensos areais e do mar azul-turquesa são os EUA, a França e o Reino Unido.

 

Os compradores dos EUA procuram principalmente na zona da grande Lisboa, Sintra e Ericeira. Esta procura também se estende às ilhas, com principal foco no arquipélago dos Açores.

 

Os franceses preferem o Algarve para morar, bem como, o litoral norte. Como já vem sendo habitual, os britânicos procuram casa no Algarve, em especial nas freguesias de Almancil, Alvor e Mexilhoeira Grande. Já na ilha da Madeira, são os ingleses e os alemães que dominam na procura.

(consulte o estudo elaborado por: Idealista)

 

 

 

O ano de 2019 foi excecional relativamente à média das transações de imóveis, quer pelos estrangeiros, como pelos portugueses. As expectativas para o ano de 2020 eram altas, mas face à crise sanitária, os objetivos anuais em relação ao imobiliário alteraram drasticamente. Apesar deste obstáculo, o sector imobiliário está otimista quanto aos valores finais de 2020.

 

Se pretender vender a sua casa, saiba que continua a ser uma altura propícia para tal (saiba tudo aqui). A Casas Do Barlavento tem todo o gosto em poder ajudar nessa tarefa, agilizando e acelerando todo o processo de venda.