Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

19, out 23 | Leitura: 3 min

Só tem até ao Final de 2023 para Aderir ao Programa Residentes Não Habituais (RNH) em Portugal

O Primeiro-Ministro português anunciou o fim do regime dos Residentes não Habituais (RNH), com data marcada para o final de 2023. O regime fiscal para Residentes Não Habituais foi criado pelo Governo em 2009 com o objetivo de atrair profissionais qualificados cujas funções estivessem relacionadas com atividades de elevado valor acrescentado, bem como beneficiários de reformas obtidas no estrangeiro. Este programa destina-se a novos residentes estrangeiros de qualquer nacionalidade, bem como a portugueses que tenham estado emigrados por mais de 5 anos.

 

NHR

 

Este estatuto corresponde a um regime especial no qual é concedida uma redução no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) ao longo de 10 anos. Importa salientar que o regime fiscal RNH não abrange a totalidade dos rendimentos, ou seja, os rendimentos obtidos em Portugal não beneficiam de isenção, sendo apenas abrangidos os rendimentos provenientes do estrangeiro. O benefício manifesta-se na aplicação de uma taxa de IRS de apenas 20% sobre os rendimentos de trabalho dependente e independente relacionados com atividades de elevado valor acrescentado, conforme definido na portaria. Por outro lado, as pensões auferidas do estrangeiro e registadas no regime fiscal RNH a partir de 1 de abril de 2020 têm um benefício maior, sendo tributadas à taxa de IRS de 10%.

 

O programa para Residentes Não Habituais termina no final do ano, mas permanece válido para aqueles que já beneficiam deste regime.

 

O Primeiro-Ministro António Costa assegurou que aqueles que já beneficiam ou estão inscritos neste estatuto manterão essa condição pelo período previsto no programa. O Primeiro-Ministro mencionou ainda que a medida foi necessária e fez sentido no passado, uma vez que 59% dos beneficiários optaram por permanecer em Portugal após os 10 anos.

 

O regime fiscal para Residentes Não Habituais disparou no ano passado, uma vez que em 2021 existiam 57.887 registos e em 2022 esse número subiu para 74.258. Em 2023, os dados ainda não são conhecidos, mas espera-se que, com o anúncio feito no início de outubro, o número de registos aumente.

 

Tenha a Casas do Barlavento como seu parceiro e beneficie do regime fiscal para Residentes Não Habituais ainda em 2023!

 

Portugal beneficia de um ambiente político e social estável, como evidenciado pelo Índice Global da Paz, onde ocupa o 7.º lugar a nível mundial. A sensação de segurança que se sente em Portugal, é um excelente motivo para as famílias escolherem permanecer no país. A força de trabalho altamente qualificada, a facilidade de comunicação noutras línguas, particularmente em inglês e a qualidade de vida, constituem um forte atrativo para empreendedores, profissionais altamente qualificados e indivíduos com elevado património líquido que desejam estabelecer residência na União Europeia.

 

Um dos serviços essenciais que disponibilizamos é a consultoria fiscal, fundamental para o registo no programa para Residentes Não Habituais. Esta consultoria abrange o apoio administrativo e fiscal junto das entidades públicas, e também instituições privadas.

 

Caso não tenha residência em Portugal, a nossa equipa concentra os seus esforços para encontrar imóveis que atendam perfeitamente às necessidades dos nossos clientes estrangeiros. Com o nosso conhecimento profundo do mercado imobiliário local e da legislação nacional, estamos em posição privilegiada para identificar propriedades adequadas, considerando as preferências e requisitos específicos de cada cliente. Além disso, garantimos todo o suporte necessário ao longo do processo de aquisição, tornando a transição para uma nova etapa de vida, o mais suave possível.

 

Os nossos serviços não se limitam à compra e venda de propriedades. Connosco pode encontrar uma “One-Stop Shop”, pois o nosso foco é garantir que todas as suas necessidades sejam supridas, afirmando o nosso posicionamento como o parceiro ideal no Barlavento Algarvio.

 

Gostaria de garantir os benefícios deste regime fiscal? O Programa para Residentes Não Habituais (RNH) termina dentro de 3 meses!

 

Contacte a Casas do Barlavento e descubra tudo o que podemos fazer por si. Este é o momento certo para agir!